Mas afinal, o que é LaTeX?

O LaTeX é um sistema de composição tipográfica de qualidade, que inclui recursos destinados à produção de documentos técnicos e científicos.

Isso significa que o LaTeX é um sistema de preparação de documentos, que simplifica a digitação dos textos, especialmente de caracteres matemáticos. É, de forma geral, uma coleção de comandos que faz com que os usuários não precisem se preocupar com a formatação do documento.

Na verdade, a grafia correta da plataforma é Lateχ. O χ na verdade é o símbolo “chi” do alfabeto grego. A pronúncia certa é “latequi”.

Em outras palavras, o LaTeX é uma plataforma na qual você pode digitar seus textos com as indicações de layout já definidas. Ou seja: você pode programar o LaTeX para que seus textos tenham um padrão específico de formatação, como das normas da ABNT, por exemplo.

Um bom exemplo disso é quando se escreve um documento longo com várias citações, numerações e referências cruzadas. Se você precisar alterar alguma numeração – acrescentando ou excluindo alguma parte do texto, por exemplo, você terá que alterar o restante do texto: desde as numerações até as referências cruzadas.

Isso demanda tempo e faz com que as pessoas estejam suscetíveis a cometer alguns erros.

Ao usar o LaTeX no exemplo anterior, você poderá fazer todas essas alterações de forma rápida. Afinal de contas, todas essas questões estruturais do documento são feitas de maneira automática através de comandos pré-definidos.

Outro exemplo de utilização do LaTeX é no Overleaf, uma plataforma colaborativa baseada em nuvem para a edição de documentos em LaTeX.

Como o LaTeX funciona?

Diferente de editores de texto, como Microsoft Word e LibreOffice Writer, em que o texto que você digita aparece na tela da mesma forma que vai ser impresso, no LaTeX o texto e os comandos de formatação são escritos em um arquivo de extensão .tex. Esse arquivo é complicado e gera um arquivo de saída, que pode ser visto em DVI ou PDF.

Usa-se o LaTeX para produzir relatórios, livros, artigos, apostilas no mundo inteiro, de forma gratuita e livre. Inclusive, vários eventos científicos, revistas e editoras exigem que se produza os trabalhos em LaTeX. Alguns cursos de graduação e programas de pós-graduação também exigem que se façam monografias, teses e dissertações em LaTeX.

Mas agora que você aprendeu um pouco sobre o que é o LaTeX, talvez esteja se perguntando como essa plataforma pode te ajudar nos seus trabalhos acadêmicos.

O LaTeX representa uma balança entre a funcionalidade e a facilidade de uso. Vou te explicar o porquê através das vantagens e das desvantagens de usar o LaTeX. Vamos lá.

Vantagens de usar o LaTeX

Bom, você já deve ter apanhado do Word para fazer algum tipo de formatação. Numerações, caixas de imagem, legenda, cabeçalho, rodapé… a lista do que formatar pode ser realmente gigante.

Não é nada legal quando você está correndo para entregar o trabalho e emperra na parte de formatar o trabalho ou quando você faz alguma alteração em uma parte do trabalho e precisa alterar todas as outras partes correspondentes.

Aí é que está a grande vantagem do LaTex: permitir a edição rápida e flexível de textos científicos. Mas encontramos mais outras seis vantagens de utilizar a plataforma. Vou te mostrar:

  1. Escrita de fórmulas matemáticas complexas a partir de comandos;
  2. Essas dificuldades na formatação de textos no Word nada mais são do que “bugs.” Em contrapartida, o LaTeX não possui bugs. Sua plataforma é regular e não possui falhas;
  3. As versões dos arquivos na plataforma LaTeX não sofrem com incompatibilidade. Ou seja, é possível acessar e abrir sem qualquer problema um arquivo salvo em Tex no dia da sua criação em 1978.
  4. Indica-se a linguagem do LaTeX para escrever artigos e trabalhos acadêmicos de todos os tipos. Contudo, a gama de funções da plataforma é tão grande que pode-se escrever até partituras nela.
  5. Os documentos em Tex são leves e de fácil exportação. Você pode enviá-los e arquivá-los de forma rápida e fácil;
  6. O LaTeX é totalmente gratuito e livre para uso.

Desvantagens do LaTeX

Como nem tudo são flores, também existem algumas desvantagens de se usar essa plataforma. Claro que não existe o jeito certo ou errado de se fazer. Apenas vamos levantar alguns pontos para te auxiliar a tomar a decisão.

As desvantagens do LaTeX são:

  1. A interface do LaTeX pode ser complexa para algumas pessoas;
  2. A linguagem de programação complica algumas ações que são mais simples em outras plataformas.
  3. Corrigir um erro na plataforma é igual a corrigir um código de programação. Isso requer paciência do usuário;
  4. Se você estiver escrevendo um trabalho acadêmico na plataforma, deve se certificar que seu orientador tem conhecimento sobre a linguagem da plataforma. Afinal de contas, se ele não conhecer, a revisão tem que acontecer em PDF. Você sabe que esse formato não é o ideal para fazer revisões, correções e comentários, não é?
  5. Você vai precisar de paciência e dedicação para dominar o LaTeX. Como todo novo programa ou ferramenta, você vai precisar ter alguns conhecimentos básicos e curiosidade para errar e ir aprendendo com os erros.
  6. O costume de usar plataformas mais simples tem uma chance de espantar usuários novos do Tex. Afinal, por que abandonar o Word para usar uma plataforma mais complexa?

O LaTeX é ideal para quais tipos de trabalhos?

Se simplificarmos o conceito, o LaTeX nada mais é do que um programa de diagramação de textos.

Poe sua aparente complexidade, indica-se a plataforma para alunos da pós-graduação, do mestrado ou doutorado, para professores acadêmicos e para pesquisadores, principalmente de áreas que envolvam programação.

Se você quer usar o LaTeX para formatar artigos e trabalhos acadêmicos, deverá superar a primeira dificuldade de linguagem e se adaptar à plataforma.

Em comparação com o Word, é inegável que as pessoas estão acostumadas com a forma de digitar o texto, mudar o tamanho da fonte, destacar em negrito e por aí vai. No LaTeX todos esses processos são diferentes.

No entanto, quando o assunto é a formatação e a diagramação das regras da ABNT, depois de já superar a linguagem, a plataforma oferece soluções ágeis e eficazes.

Ou seja: no fim, a viabilidade do LaTeX pode ser questionável, principalmente em relação à dificuldade e limitação inicial com a linguagem.

Então, para as pessoas que já se familiarizaram com a linguagem de programação e com as normas da ABNT, o LaTeX pode ser uma boa opção.  

Formatação automática nas normas da ABNT

Bom, se você precisa escrever uma pesquisa científica – seja monografia, TCC, dissertação e até tese – mas não tem familiaridade com a linguagem de programação, o LaTeX pode não ser a melhor opção para formatar seu trabalho.

A Plataforma OVERLEAF

A plataforma OVERLEAF é uma ferramenta incrível para estudantes e pesquisadores que desejam criar documentos acadêmicos de forma rápida e eficiente. Com uma ampla variedade de templates prontos disponíveis, você pode encontrar o modelo perfeito para o seu trabalho acadêmico.

Esses templates foram cuidadosamente projetados para atender às diferentes necessidades dos alunos, abrangendo desde artigos científicos até teses e dissertações. Ao usar um template do OVERLEAF, você economiza tempo na formatação e pode se concentrar no conteúdo do seu trabalho.

Além disso, a plataforma OVERLEAF oferece uma opção gratuita, o que a torna ainda mais acessível para estudantes com orçamento limitado. Basta acessar o link fornecido anteriormente e explorar os diversos templates disponíveis. Selecione o que melhor se adequar ao seu projeto e comece a escrever!

A plataforma também oferece recursos para colaboração em tempo real, o que pode ser útil se você estiver trabalhando em um projeto em grupo.

Aproveite todas as vantagens que a plataforma OVERLEAF oferece e facilite a criação dos seus trabalhos acadêmicos. Com sua interface intuitiva e templates de qualidade, você estará um passo à frente na elaboração de documentos acadêmicos de excelência. Acesse os templates neste link.

Tenho vários templates publicados também na plataforma que vou deixar alguns links abaixo:

  1. Template de relatório:
    Este modelo foi criado para a criação de relatórios simples. Ele fornece um formato estruturado com seções para título, autor, resumo, introdução, metodologia, resultados, conclusão e referências. Você pode personalizá-lo de acordo com suas necessidades específicas.
  2. Template de TCC/Monografia:
    Se você estiver trabalhando em sua monografia ou trabalho de conclusão de curso, este modelo pode ser útil. Ele segue as orientações comumente utilizadas para trabalhos acadêmicos e inclui seções como introdução, revisão de literatura, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências.
  3. Template de Dissertação/Tese:
    Para aqueles que estão cursando mestrado ou doutorado, este modelo é voltado para dissertações e teses. Ele inclui seções como resumo, introdução, revisão de literatura, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências. Este modelo segue as normas de formatação da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) e outras universidadesl.
  4. Template de Avaliação:
    Este modelo foi cuidadosamente desenvolvido para a elaboração de avaliações, proporcionando um layout nítido e profissional. A flexibilidade é uma característica destacada, permitindo a escolha entre dois estilos de avaliação: com imagem de fundo ou sem.. Além disso, há a opção de personalizar o cabeçalho de acordo com o nível de ensino, simplificando a estruturação da avalição, pois o cabeçalho se ajusta automaticamente ao nível de Ensino: Fundamental, Médio ou Superior.
  5. Template de Listas de Exercícios:
    Este modelo é ideal para a criação de listas de exercícios. Ele oferece um formato estruturado com seções para enunciados de problemas e soluções que aparecem automaticamente como gabarito ao final da lista.

Fonte: LaTeX: as vantagens e desvantagens de usar em seu trabalho